VEREADORAS PARTICIPAM EM CURITIBA DE ENCONTRO QUE REFORÇA A REPRESENTATIDADE DA MULHER NA POLÍTICA
As vereadoras Meiry Farias e Simone Sponton participaram esta semana em Curitiba do 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado do Paraná - Representatividade da Mulher na Política. A iniciativa busca qualificar tecnicamente prefeitas, vereadoras e vice-prefeitas, além de fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas para as mulheres. A Procuradoria da Mulher da Assembleia, o Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e a Escola do Legislativo promoveram o evento, que foi realizado nas dependências da Assembleia Legislativa.
A vereadora Meiry Farias, representante da Procuradoria Especial da Mulher da CMA, ressaltou a importância do evento, afirmado ser fundamental para fortalecer a atuação feminina na política e trocar experiências sobre os desafios e avanços na gestão pública. “Trata-se de um espaço essencial para o fortalecimento da nossa representatividade. Ideal pra somar força, juntamente com as mulheres do todo Paraná”, disse Meiry. A assessora da Procuradoria Especial da Mulher da CMA, Júlia Bianchini, acompanhou a vereadora.
Representando a Procuradoria Especial de Deficientes da CMA, a vereadora Simone Sponton também destacou a importância do encontro e reforçou a necessidade de engajamento de todas as mulheres. “É muito importante que todas as mulheres se engajem nessa luta para que a gente possa ter mais mulheres nos espaços de decisão”, observou Simone.
O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), participou do evento. Ele ressaltou que a representatividade das mulheres tem crescido ao longo dos anos. Hoje, 727 prefeituras do Brasil são chefiadas por mulheres. São 64 prefeitas a mais do que em 2020. Nas últimas três eleições, dobrou o número de mulheres na Câmara dos Deputados. Agora, são 91 deputadas federais. No Paraná, das 150 candidatas a prefeita, 37 foram eleitas em 2024. As mulheres também representam quase 18% das cadeiras nas Câmaras Municipais do Paraná.
“Minha convicção é de que a participação feminina na vida pública não é apenas uma questão de representatividade, mas de justiça e avanço social. E o fato é que a voz feminina precisa ser ouvida, pois enriquece o debate e fortalece a democracia. Para construir um futuro mais igualitário, as mulheres precisam ter vez e voz”, declarou.
A procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro (PSD), informou que o evento cresceu muito do ano passado para este, com a presença de 400 pessoas. “As participantes de hoje vão sair com uma recordação e com ensinamentos, porque aqui além de motivação, é um evento de inspiração”, afirmou. De acordo com ela, a meta para os próximos dois anos é instalar as procuradorias da mulher em todos os municípios do Paraná. Hoje, são 164.