Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / Vereadora se reúne em Brasília com o coordenador-geral de Proteção e Bem Estar Animal

por Camara Municipal publicado 05/05/2022 13h20, última modificação 05/05/2022 13h16

Cumprindo agenda em Brasília com o deputado federal Pedro Lupion, a vereadora Meiry Farias se reuniu com o coordenador geral nacional de proteção e defesa animal, Bernardo Broetto, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão que faz parte do Ministério do Meio Ambiente. No encontro, discutiram a criação de políticas públicas para animais domésticos. Segundo a parlamentar, o objetivo principal da conversa foi buscar informações sobre projetos que possam beneficiar os animais de Arapongas.
 Conforme Meiry Farias, a Coordenação-Geral Nacional, criada no ano de 2020, está ligada à Secretaria da Biodiversidade (SBio) e subordinada ao Departamento de Conservação de Espécies, e tem como função a elaboração de políticas voltadas para cães e gatos. "A coordenadoria ainda não possui orçamento próprio e, por isso, depende da procura de deputados federais interessados em destinar suas emendas impositivas para a pasta, especialmente para castração, identificação e conscientização da população acerca dos cuidados de saúde e bem-estar animal", explicou Meiry.
  De acordo com a vereadora, a Coordenação se dispõe a desenvolver projetos que auxiliem tecnicamente os municípios na implementação de políticas públicas de castração, especialmente aquelas direcionadas para a população de baixa renda, incentivando que o poder público leve a castração até os bairros periféricos e também no monitoramento dos animais. "Pois, além do controle populacional, é importante que seja feita a conscientização dos tutores e da população em geral", informou Meiry. O órgão também incentiva os municípios a fazerem o censo animal para melhor direcionamento e criação de políticas públicas, esclareceu.