Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / VEREADOR PARDINI COORDENA ENCONTRO REGIONAL ANTIVETORIAL

VEREADOR PARDINI COORDENA ENCONTRO REGIONAL ANTIVETORIAL

por Camara Municipal publicado 08/08/2022 12h19, última modificação 08/08/2022 12h19
VEREADOR PARDINI COORDENA ENCONTRO REGIONAL ANTIVETORIAL

  Sob a coordenação do vereador e responsável pelo Controle de Endemias do município, Valdecir Pardini, Arapongas sediou na semana passada o I Encontro Regional Antivetorial, que durante três dias debateu questões importantes para o combate da Dengue, Febre Amarela, Zica e Chikungunya.
  O evento reuniu profissionais da área da saúde, entre eles, agentes de combate às endemias de Arapongas e de municípios vizinhos que integram a 15ª e 16ª Regional de Saúde. Pardini destaca que, reunir profissionais, não só de Arapongas, para discutir o combate às endemias, era sonho antigo.
  O vereador ainda ressalta que o momento é crítico, com índices alarmantes e até óbitos por dengue . “Por isso, não podemos parar e temos que fortalecer as atividades, para podermos levar a conscientização às pessoas”, observa Pardini.
  O evento, de acordo com o vereador Pardini, foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o prefeito Sérgio Onofre, o vice Jair Milani e o secretário municipal de saúde, Moacir Paludetto Jr, secretários municipais, vereadores da base aliada, representantes dos municípios participantes e representante da Secretaria de Estado da Saúde – SESA.
PARTICIPAÇÕES
  Pardini destaca que durante os três dias, os agentes acompanharam palestras com  profissionais da área da saúde, entre eles Demilson Rodrigues dos Santos - agente de saúde e chefe do Núcleo de Entomologia de Maringá, André de Souza Leandro - médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu (Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando FIOCRUZ – RJ); Aparecido Donizete de Oliveira - chefe  da central de apoio logísticos e insumos  ISCALI, de Maringá; Dr. Eneas Cordeiro de Souza Filho - médico da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e José Bento Pereira Lima - pesquisador Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, RJ; Bárbara Ávilla - especialista em desenvolvimento comportamento humano/ Psicanalista/ Coach Comportamental e  Analista de perfil comportamental - CEO na Overview Treinamentos.