TREINAMENTO QUE AUXILIA PAIS NA PREVENÇÃO EM SITUAÇÕES DE ENGASGAMENTO DE BEBÊS COMPLETA SEIS MESES E CUMPRE PROPÓSITO
A Lei 5.055/22 que oferece aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento para primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita, está completando seis meses e cumprindo o seu propósito. A autora da Lei, vereadora Marilsa Vendrametto, informa que o treinamento acontece uma vez por mês na sede do CISAM (Centro Integrado de Saúde da Mulher) - onde as informações a respeito podem ser obtidas, e conta com parceria do Corpo de Bombeiros e SAMU.
“Muitas mortes de recém-nascidos poderiam ser evitadas, caso os pais ou responsáveis tivessem noção de primeiros socorros, principalmente, no que diz respeito a questão de engasgos”, observa a Marilsa. A proposta, de acordo com ela, é reciclar conhecimentos dos profissionais com foco nas orientações que serão repassadas aos pais de recém-nascidos no tocante a manobra de desengasgo.
No Brasil, o engasgamento é uma das principais causas de mortalidade infantil. O caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e morte súbita de recém-nascidos, geram grande preocupação para pais (principalmente os “de primeira viagem”) e responsáveis, sendo estes, os grandes responsáveis pelos atendimentos de emergência/urgência. “Ou seja, uma das principais ferramentas para prevenir estas mortes é o treinamento de pais e cuidadores para prestarem os primeiros socorros diante de ocorrência de engasgamento, pois pediatras relatam que são frequentes casos de engasgamento com bebês com leite materno, com líquidos e até mesmo com a própria saliva. Daí a importância de terem conhecimento e domínio das técnicas simples de intervenção nesses casos, bem como os cuidados fundamentais de prevenção”, disse a vereadora.
As orientações e treinamentos estão sendo ministrados nas dependências do CISAM, toda segunda 4ª feira de cada mês, a partir das 08 horas.