Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / SERVIDORES DA CÂMARA PARTICIPAM DE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

SERVIDORES DA CÂMARA PARTICIPAM DE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

por Camara Municipal publicado 26/11/2018 18h23, última modificação 26/11/2018 18h23

Servidores da Câmara Municipal de Arapongas se mobilizaram na última sexta-feira (23) para doar sangue no Hemepar, em Apucarana. A ação fez parte da programação que celebra o Dia do Doador Voluntário de Sangue que é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil. Outro grupo de servidores deve realizar a mesma ação no mês de dezembro, em data a ser confirmada.
A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

Critérios para a doação
Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.
Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal.
Peso: igual ou superior a 50 quilos.
Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.
DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMEPAR – APUCARANA – PR
§    Banco de sangue: Hemepar – HN de Apucarana
§    Endereço: R. Antônio Ostrenski, 3 – Centro, Apucarana – PR, 86800-200
§    Telefone: (43)3420-4200