Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / NOVEMBRO AZUL: SERVIDORES DA CÂMARA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

por Camara Municipal publicado 07/11/2022 15h14, última modificação 07/11/2022 15h14

A Câmara Municipal de Arapongas, por iniciativa das vereadoras Marilsa Vendrametto e Meiry Farias, promoveu na manhã desta segunda-feira (07), uma palestra informativa e motivacional sobre a “Saúde do Homem”. Proferida pelo urologista André Itiyama, a palestra abordou principalmente a Campanha Novembro Azul para a prevenção do câncer de próstata. “Vale ressaltar que o câncer de próstata é a segunda maior causa de óbitos entre os homens, na faixa dos 45 anos. Muitos resistem em procurar um médico, só buscando ajuda quando já estão doentes. É preciso quebrar esse tabu e trabalhar a prevenção, que, sem dúvidas, é o melhor remédio”, destacou o urologista.Durante a palestra, o doutor ressaltou alguns inimigos da prevenção, como o machismo e o preconceito.
 Ele explicou mais detalhadamente sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata. São eles: micção frequente; fluxo urinário fraco ou interrompido; vontade de urinar frequentemente à noite; sangue na urina ou no sêmen; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou, além da fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
 A ação promovida pelas vereadoras também contou com uma série de exames, realizados pela clínica Nosso LarMed, como de visão, pressão arterial, batimento cardíaco, índice de massa corporal, índice de gordura corporal, entre outros.