Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / FREI FRANCISCO MARIA É HOMENAGEADO COM O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE ARAPONGAS

por Camara Municipal publicado 02/05/2022 16h26, última modificação 02/05/2022 16h26

A Câmara Municipal de Arapongas outorgou na última sexta-feira (29) o título de Cidadão Honorário ao Frei Francisco Maria, proposto pelo vereador Major Arduin e aprovado por unanimidade. Natural de Martinópolis – SP, o Frei Francisco Maria iniciou sua vida religiosa aos 14 anos, quando ingressou na Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, na cidade de Guararapes – SP. Com o coração desejoso em seguir os exemplos de São Francisco de Assis e dar sua vida aos pobres e necessitados, pede desligamento do Instituto ao qual pertencia, para fundar uma Comunidade Religiosa que tivesse como regra de vida os exemplos de São Francisco, com isso, chega em Arapongas no ano de 2010 com mais dois companheiros para iniciar um trabalho na Casa da Acolhida São Vicente Palotti.
  Ao se deparar com a realidade destes moradores de rua, e vendo a necessidade de um acolhimento institucional, sobretudo para idosos que se encontravam em situação de rua e abandono, em 12 de outubro de 2010, é fundado o LAR SANTO ANTONIO PÃO DOS POBRES, tendo como primeira sede, na Rua Harpia n° 804, sendo de início para acolher aqueles que não queriam mais viver nas ruas, independente de sua faixa etária, mas com o passar dos tempos, a procura de pessoas para serem acolhidas, tornou-se maior e foi preciso mudar-se para uma instalação mais ampla, na Rua Harpia nº 1000.
   Há aproximadamente 03 (três) anos, o Lar possui sua sede própria, fruto de amigos benfeitores que ao conhecerem a história do Irmão FRANCISCO, resolveram abraçar esta obra através de doações. O LAR SANTO ANTONIO PÃO DOS POBRES, é hoje uma Instituição de longa permanência para idosos, reconhecida no Município como utilidade pública, inscrita nos Conselhos Municipais de Assistência Social e no Conselho Municipal do Direito dos Idosos, e há um ano foi reconhecida também pela União e recebeu o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Atualmente o Lar acolhe 24 (vinte e quatro) idosos do sexo masculino e já está em andamento a construção de uma ala feminina, que depois de pronta, acolherá 16 (dezesseis) idosas. “Frei Francisco Maria merece esse reconhecimento, pois dedica todo seu tempo em prol dos necessitados, trazendo a essas pessoas a esperança de uma vida melhor”, destacou o autor da proposta, vereador Major Arduin.
  O Frei Francisco Maria, em seu pronunciamento, disse sentir-se honrado e feliz pela homenagem, destacando ter ficado surpreso com a honraria. Agradeceu aos colaboradores, benfeitores leigos e voluntários, que somam forças para impulsionar essa belíssima obra. Por fim, agradeceu à Câmara Municipal, na pessoa do presidente Rubão, ao Major Arduin pela indicação, à cidade e todos os seus habitantes que o acolheram de braços abertos. “Entendo que esta homenagem é dirigida a cada idoso que reside ou residiu na Instituição, que muitas vezes chegaram até nós vítimas de maus-tratos, abandono ou simplesmente por não terem família e hoje encontram-se em um lar acolhedor que garante melhor qualidade de vida a todos”, finalizou.