Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO AOS SENHORES DALGIZO RABITO E JOSÉ POLISELI DE SÁ

CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO AOS SENHORES DALGIZO RABITO E JOSÉ POLISELI DE SÁ

por Camara Municipal publicado 12/12/2016 10h20, última modificação 12/12/2016 17h06

A Câmara Municipal de Arapongas realizou na última sexta-feira, (09), sessão solene para entrega de Título de Cidadão Honorário aos Senhores Dalgizo Rabito, conferido pelo vereador Evangelista Pereira da Silva, “Lita”, e ao Sr. José Poliseli de Sá, conferido pelo vereador Airton Aldemir Batata Bérgamo, “Batata da Charmy”.

Ambos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade araponguense. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal.

Participaram da sessão solene os vereadores (as), Angélica Ferreira, Adauto Fornazieri , Airton Aldemir Batata Bérgamo (Batata da Charmy), Evangelista Pereira da Silva (Lita), Miguel Messias Gomes, Osvaldo Alves dos Santos, Valdeir José Pereira (Maringá),  Valdecir Oliveira, familiares dos homenageados e convidados.

 

Os Homenageados


Sr. Dalgizo Rabito;

Dalgizo Rabito, nascido na cidade de Getulina, Estado de São Paulo em 30 de agosto de 1936, veio para a cidade de Arapongas acompanhado de seus pais, o italiano Roque Rabito e Santina Vivam em 1948, onde morou e trabalhou na zona rural.

No ano de 1961 veio para a “cidade” onde adquiriu a máquina de café “CAFEEIRA RABITO, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO DE CAFÉ” (atual Supermercado Verona) juntamente com mais 5 sócios, onde futuramente se tornaria único proprietário.

Foi vice-presidente do Clube Comercial de Arapongas por dois anos e Presidente por seis anos. Em sua gestão, dentre outras ações, realizou uma revisão no estatuto, excluindo cláusula que proibia pessoa “de cor” de participar das atividades do Clube.

Foi Presidente  da Associação de Pais e Mestres do Grupo Escolar Marquês de Caravelas, onde atuava colaborando para o aperfeiçoamento do processo educacional, para a assistência ao escolar  e para a integração escola-comunidade.

Foi um dos fundadores do Rotary Clube Arapongas Maracanã, colaborando e participando ativamente de todas as promoções realizadas pelas entidades indistintamente.

Tomou frente, juntamente com outros rotarianos, na tentativa de aquisição de um terreno, localizado na Rua Eurilemos, para a construção de uma creche, onde acabariam recebendo por doação o terreno do Senhor Humberto Escolari e realizando a obra. Hoje funciona no local o Centro de Educação Infantil Helena Scobar.

Foi Sócio-fundador do Clube Ítalo Brasileiro de Arapongas.

Juntamente com seus irmãos, cedeu cerca de 5 terrenos para que os médicos da cidade formassem a sua associação e construíssem sua sede própria, localizada na Rua Tico-tico-rei.

Além disso, doou para a prefeitura um lote de terras contendo uma reserva de espécimes de vegetações naturais da região, considerado um Parque Ecológico, que foi denominado Bosque dos Pássaros, localizado entre as ruas Pavão, Vieiro Verde e Flautista da Mata.

Participou ativamente por aproximadamente 20 anos do Juizado Especial da Juventude no Município, atendendo a questões pertinentes ao assunto.

Foi proprietário do empreendimento turístico RABITOLÂNDIA, especo voltado para o lazer onde recebia excursões de várias cidades como Maringá, Londrina, cidades do norte velho como Jacarezinho, Assaí. Tal empreendimento era referência de lazer no Estado do Paraná.

 

Sr. José Poliseli de Sá;

José Poliseli de Sá nascido em Caviúna, a qual precedeu Rolândia – Pr, aos 19 dias do mês de março de 1944. Um dentre os dez filhos, fruto do casamento dos pioneiros Octávio Poliseli e Idalina de Sá Poliseli.

Casou-se com Dirce Bertoncim em 23 de janeiro de 1965, e dessa união nasceram Giancarlo, Gianfranco e GigliolaBertoncimPoliseli. Posteriormente, vieram os filhos Carolina e Felipe. Atualmente é casado com Silvia Pereira de Oliveira Poliseli, companheira presente em sua vida e em sua família.

Ainda pequeno, iniciou seus estudos no Colégio Marques de Caravelas, se formando em Técnico em Contabilidade. Chegou a cursar um ano e meio de Direito na UEL e ainda, concluiu o curso de Piloto Privado em Londrina.

Quando adolescente, auxiliava incansavelmente seu pai em suas atividades rurais em suas propriedades, até que, em 1963 Iniciou suas atividades comerciais nos Supermercados Poliseli, tendo como sócios seus irmãos em três lojas. Foi vendedor da Transparaná, vendendo tratores e equipamentos agrícolas Massey Ferguson na região Norte do Paraná de 1972 a 1979, recebendo prêmio de melhor vendedor da empresa. Foi ainda Administrador Agropecuário da Fazenda J. Monteiro no município de Roncador – Pr de 1979 a 1983.

Ainda em 1983 fundou no município de Londrina, junto com o empresário Daniel Bertoncin a Empresa Danjos Comercial de Gêneros Alimentícios Ltda., distribuidora de sorvetes Gelato, hoje Sorvetes Nestlé e outros gêneros alimentícios congelados onde, em 1986, na função de sócio-gerente, trouxe a empresa para a cidade de Arapongas na Rua Guaratinga, 1063, vindo a somar ao grupo de empreendedores de Arapongas, gerando novos empregos, onde permanece com suas atividades até a presente data.

Foi um dos membros fundadores e presidente do Conselho Municipal de Segurança em Arapongas, trazendo muitas conquistas para o nosso município.

Foi presidente da ACIA por duas gestões, sendo a primeira de 1991 a 1992 e a segunda de 1992 a 1993. Foi Membro Conselheiro desta Instituição durante os anos de 2009 a 2011.

Foi membro atuante do Rotary Clube Arapongas por muitos anos, tendo passado pelo cargo de Presidente por duas gestões.

É presidente fundador da Cooperativa Sicoob Arapongas, onde foi 1º Presidente do Conselho de Administração.

Enfim, um digno cidadão, com uma vida honrada e pautada na dedicação, perseverança e honestidade.

Homem justo, de coração bondoso e caridoso que atua sempre no anonimato, de incomparável humildade. Companheiro nos momentos difíceis e, com seu jeito discreto e menino de ser, deixa um espaço para o bom humor. Dotado de um caráter íntegro e de uma inteligência ímpar, tem como apelido pelos familiares de “Enciclopédia Ambulante”.

Filho amável e honrado, irmão querido, amigo e companheiro, pai amoroso e sempre presente na vida de sua família. Um exemplo de pessoa para todos aqueles quem têm a oportunidade de conviver com ele. Um avô muito amado e querido. Sempre compartilha esportes e lazer com filhos e netos. Homem cristão muito honrado e admirável, que nunca desiste de suas lutas.

Confira as fotos: https://goo.gl/photos/9EjvUtmbVC9K77C56

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.