Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DA COMENDA TIRADENTES À CASA DO BOM MENINO DE ARAPONGAS E AO DR. ÁLVARO FAGOTTI FILHO

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DA COMENDA TIRADENTES À CASA DO BOM MENINO DE ARAPONGAS E AO DR. ÁLVARO FAGOTTI FILHO

por Camara Municipal publicado 07/12/2016 10h25, última modificação 03/10/2017 08h12

Na noite desta terça-feira, (06), a Câmara Municipal de Arapongas realizou sua 43ª Sessão Ordinária do ano de 2016 onde, após a abertura da Sessão, foi realizada a entrega da honraria da Comenda Tiradentes através do Requerimento nº 65/2016 de autoria do Vereador Airton Aldemir Batata Bergamo, à Casa do Bom Menino de Arapongas, representada pelo Sr. Paulo Hermínio Pennacchi, como forma de reconhecimento ao trabalho prestado às crianças e adolescentes de nosso município.

A Casa do Bom Menino de Arapongas, entidade filantrópica, fundada em 1977, atendia crianças em sistema “casa lar” e no ano de 2005 criou-se o Projeto Crescer que até 2008 atendia apenas meninos, mas no ano seguinte, em parceria com a UNOPAR iniciou o Projeto Crescer II que no princípio atendia apenas meninas. Em 2011, para atender a demanda do público, começou a atender meninos e meninas em ambos os Projetos.

O Projeto Crescer atende 410 crianças e funciona em contraturno escolar, onde são desenvolvidas atividades educativas, atividades culturais e de formação para o exercício da cidadania, formar hábitos e cuidados com a saúde e ainda estabelecer vínculos de amizade e cooperação em grupo.

Importante mencionar a importância da Casa do Bom Menino no atendimento destes jovens, visto que nesta faixa etária começam a descobrir novas facetas da vida em sociedade, momento em que são afetados tanto positivos como negativamente.

Logo após, através do Requerimento nº 81/2016 de autoria do Vereador Valdecir de Oliveira, a honraria da Comenda Tiradentes foi conferida ao Dr. Álvaro Fagotti Filho, Cirurgião Plástico que atua em Arapongas e também na cidade de Londrina.

Dr. Álvaro Fagotti Filho, formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializado em cirurgia plástica pela mesma, realiza um belo trabalho pela ONG Operatio Smile (Operação Sorriso), ONG esta que organiza missões com médicos voluntários em vários países na realização de cirurgias reparadoras em crianças com fissura labiopalatina.

Como voluntário da ONG, Dr. Álvaro participou de missões em países como Nicarágua e Peru. No Brasil, participou de missões em cidades do Norte e Nordeste como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maceió, Santarém e Porto Velho.
Atua como cirurgião plástico no CEFIL – Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Labiopalatal de Londrina e Região, que é o único centro no Norte do Paraná voltado para o tratamento e reabilitação do paciente de fissura Labiopalatina.

Destaca-se que o atendimento no CEFIL é gratuito e tem parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e Hospital Universitário de Londrina – UEL. São atendidos aproximadamente 60 municípios da região norte do Paraná.

Após a cerimônia de entrega das Comendas, os vereadores iniciaram a apreciação das matérias da ordem do dia:

Em 2ª discussão e votação de iniciativa do Poder Executivo temos o seguinte Projeto de Lei (Matéria Preferencial):

01 – Projeto de Lei nº 66/2016 – Estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2017.

Em 2ª e última discussão e votação de iniciativa do Poder Executivo temos os seguintes Projetos de Lei:

01 – Projeto de Lei nº 63/2016 – Dispõe sobre a alteração nos Anexos V e VI e Demonstrativos I e III de Metas Fiscais, da Lei nº 4.488, de 23 de junho de 2016, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017.

02 – Projeto de Lei nº 64/2016 - Dispõe sobre a alteração nos Anexos I e III da Lei nº 4.176, de 09 de dezembro de 2013, alterada pelas Leis nºs 4.329, de 18 de dezembro de 2014 e 4.434, de 17 de dezembro de 2015, que estabelecem o Plano Plurianual para o período 2014 a 2017.

03 – Projeto de Lei nº 71/2016 – Dispõe sobre autorização para a instituição do Programa Cidade Digital no Município de Arapongas e dá outras providências.

Em 2ª e última discussão e votação de iniciativa do Poder Legislativo temos os seguintes Projetos de Lei:

01 – De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 12/2016 – Autoriza o Executivo a implantar sistema de denuncias através de aplicativo para celulares, conforme especifica e dá outras providências.

02 - De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 13/2016 – Cria o Programa Horta Comunitária, conforme especifica e dá outras providências.

03 - De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 15/2016 – Dispõe sobre a concessão de benefício ao idoso, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, no transporte coletivo urbano, conforme especifica e dá outras providências.

04 - De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 16/2016 – Dispõe sobre a coleta seletiva dos resíduos sólidos, em Condomínios horizontais e verticais, como especifica e dá outras providências.

05 - De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 17/2016 – Dispõe sobre a afixação de aviso ao direito de acesso gratuito ao assento de óbito e da respectiva primeira certidão, nos termos da Lei Federal nº 9.534, de 10 de dezembro de 1997, em todos os velórios existentes no Municipio de Arapongas e em todas as unidades abertas ao publico do serviço funerário municipal, conforme especifica e dá outras providencias.

06 - De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 19/2016 – Determina que, no mínimo, 5% (cinco por cento) das vagas das empresas, com fins lucrativos, que forem beneficiadas por incentivo ou isenção fiscal outorgado pelo município de Arapongas devem ser reservadas ao primeiro emprego.

Em 1ª discussão e votação de iniciativa do Poder Executivo temos os seguintes Projetos de Lei:

01 – Projeto de Lei nº 07/2016 – Autoriza a doação de imóvel de propriedade do Município de Arapongas à Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda Esperança, e dá outras providências.

02 – Projeto de Lei nº 84/2016 – Dispõe sobre a alteração do valor remuneratório dos Conselheiros Tutelares de Arapongas, alterando-se o art. 62 da Lei Municipal nº 4.164, de 20 de novembro de 2013.

Em 1ª discussão e votação de iniciativa do Poder Legislativo temos os seguintes Projetos de Lei:

01 – De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 11/2016 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais nos locais que especifica e dá outras providências.

02 – De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 14/2016 – Autoriza o Executivo Municipal a firmar Convenio entre o Poder Executivo, a Ong. OPAA – Organização de Proteção Animal de Arapongas e a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, através dos Cursos de Medicina Veterinária, visando o atendimento dos animais em estado de abandono, conforme especifica e dá outras providencias.

03 – De iniciativa do vereador Oduwaldo Calixto - Projeto de Lei nº 18/2016 – Concede desconto de 50% (cinqüenta por cento) em eventos Culturais Artísticos para doadores de sangue, como especifica.

Passado a apreciação e votação das matérias em pauta, os vereadores usaram a Tribuna do Plenário para tecer suas considerações pessoais e a sessão foi encerrada após a palavra do Presidente.

Confira as fotos:https://goo.gl/photos/EArAwzyZWPGmqvMS9

Para acompanhar as sessões ordinárias, basta comparecer à Câmara Municipal, localizada na Rua Hárpia, 389, centro, todas as terças-feiras, ás 20h ou assistir à transmissão online por meio do site http://www.cmarapongas.pr.gov.br.

As sessões ordinárias também são transmitidas pela TV Antares, canal 22.