Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA INSTITUI “MAIO CINZA” DEDICADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER CEREBRAL

CÂMARA INSTITUI “MAIO CINZA” DEDICADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER CEREBRAL

por Camara Municipal publicado 10/05/2022 15h38, última modificação 10/05/2022 15h38
CÂMARA INSTITUI “MAIO CINZA” DEDICADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER CEREBRAL

Por unanimidade de votos, a Câmara Municipal de Arapongas aprovou em primeira votação Projeto de Lei de autoria do vereador Toninho da Ambulância, que institui o “Maio Cinza”, mês dedicado à prevenção do câncer cerebral no município. De acordo com o vereador, este tipo de câncer é raro e de difícil reconhecimento, pois não há exames de rotina para diagnóstico precoce. “O alerta fica para constantes dores de cabeça, mudanças comportamentais, perda ou alterações de algumas funções do organismo”, observa.
   Para que se possa entender melhor o câncer de cérebro e suas consequências é preciso conhecer pouco mais de como funciona, como é composto e a importância do sistema nervoso central (SNC). O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações.
   Atualmente, esse tipo de câncer ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens. Esses números tendem a ser muito maiores se forem considerados, também, os tumores benignos do sistema nervoso central (SNC), que compreende o cérebro e a medula espinhal.
  O projeto de lei aprovado, segundo o vereador Toninho da Ambulância, foi inspirado em uma jovem araponguense. Trata-se da maquiadora Bianca Andrade, de 24 anos, mãe de dois filhos. Há dois anos ela vem travando uma luta contra um câncer cerebral bastante agressivo. Já passou por duas neurocirurgias, 35 sessões de radioterapia e seis meses de quimioterapia. Em fevereiro deste ano, diz o vereador, Bianca descobriu um novo tumor, o que fez com que ela mudasse radicalmente sua rotina, na tentativa de uma melhor qualidade de vida. “A Bianca é uma guerreira e, inspirado nela, fiz a proposição para que juntos possamos nos dedicar em levar ao conhecimento público tudo a respeito desta terrível doença”, observa.
   O projeto denominado “Maio Cinza” terá como slogan: “Lenço Cinza é a conscientização sobre o câncer cerebral”, e fará parte do calendário de comemorações oficiais de Arapongas. Tem como objetivo a prevenção do câncer cerebral e promoção de ações voltadas à integridade da saúde do paciente oncológico.
   Apesar de não ser a variedade cancerígena com maior incidência, a doença pode ter consequências graves, deixando o paciente totalmente dependente. Seus principais sintomas são: dor de cabeça, crise convulsiva, alteração na visão, alteração na fala, dormência ou formigamento em um membro (braço ou perna). Dependendo do local em que o tumor aparece, os sintomas podem variar, causando ainda alteração no comportamento e no humor, além de náuseas e vômitos, dificuldade para ficar em pé ou para andar e alteração na coordenação motora.