Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA DE ARAPONGAS APROVA TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO A OFICIAL DE JUSTIÇA

CÂMARA DE ARAPONGAS APROVA TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO A OFICIAL DE JUSTIÇA

por Camara Municipal publicado 20/11/2018 15h50, última modificação 20/11/2018 16h26

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou por unanimidade, em sessão realilzada nesta segunda-feira (19), a concessão do Título de Cidadão Benemérito ao oficial de justiça Antonio Martins da Silva. A honraria foi proposta pelo vereador Rubens Franzim Manoel.
JUSTIFICATIVA - Antonio Martins da Silva nasceu em Arapongas no dia 21 de outubro de 1.951, filho de José Messias da Silva e Lázara Gil Martins. Teve sua educação integral em nossa cidade, quando em 1.977 casou com a Sra. Marlene Garcia Silva e teve 03 filhos, Silvia Garcia da Silva, Francisco Garcia da Silva e João Paulo da Silva.
Neste mesmo ano de 1.977 em 13 de janeiro tomou posse no cargo de Oficial de Justiça, trabalho que já exercia anteriormente como oficial “ad hoc” sem vínculo de concurso. São mais de 40 anos cumprindo essa digna função de “Paladino da Justiça”.
Esse profissional tão dedicado, que enfrenta na sua função solitária as mais diversas e inóspitas reações, com dedicação e profissionalismo, esse homem é responsável por transformar sentenças em fatos reais, garantindo o cumprimento da justiça em nossa cidade, e para tal, em diversos momentos necessitam de habilidades atléticas, psicológicas, conciliatórias entre outras para concluir com êxito a sua missão.
O nome Martins Oficial de Justiça soa imponente, relevante, pois, esse profissional é o operário especializado em um ofício, revestido de formalidades, solene, ordenado pela autoridade reconhecida. Esse cidadão que para fazer valer a justiça às vezes se coloca em risco, percorrendo lugares não muito amigáveis a fim de consolidar a justiça, a democracia, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, sempre foi imprescindível para formar o elo entre a justiça e o cidadão.
Ele é o executor strictu sensu de tudo que a justiça determina, de modo que seu papel é decisivo não apenas no sentido de fazer valer a lei, mas para a manutenção da ordem e da própria democracia. Trata-se de um dos cargos mais importantes na classe dos serventuários da justiça, vez que se o Oficial de Justiça não cumpre bem o seu múnus, ou, por algum motivo deixa de fazê-lo, o processo não ganha efetividade.
Afinal de contas, de que adianta haver uma determinação judicial se não existe quem possa cumprir? Ser Oficial de Justiça é ser parte fundamental da engrenagem de funcionamento da justiça. É ver cara a cara a valorização e sedimentação dos direitos e garantias fundamentais previstos em nossa Constituição Federal. Contudo o Sr. Martins ainda encontra tempo para participar ativamente da Loja Maçônica Estrela de Arapongas, colaborando com vários projetos assistenciais.

 

Dois requerimentos apresentados pelo vereador Levi Xavier foram aprovados por unanimidade, também na sessão desta segunda-feira (19). No primeiro o vereador solicita   que seja enviado ofício ao estabelecimento de ensino Escola Estadual Professora Regina Celia Alves Santos, parabenizando-o pela classificação no Campeonato Estadual Bom de Bola. Pela primeira vez a equipe conquistou o quinto lugar na competição, representando o município de Arapongas. A Fase Estadual do Campeonato Bom de Bola contou com a participação de cerca de 20 mil atletas, os quais disputaram em quatro categorias. É de suma importância que esta conquista seja reconhecida, bem como incentiva no município, diz o vereador.
No segundo requerimento, Levi pede que seja enviada Moção de Aplauso ao Colégio Estadual Emílio de Menezes, bem como a Ryan Vinicius Carvalho, Alexandre Leon Pingret e Alexandra Pingret, pela evento realizado nos dias 10 e 11 de novembro: Mostra de Graffiti Arapa Art, que reuniu artistas de Arapongas e região, e artistas de São Paulo, para transformar e embelezar as paredes do colégio com grafites e pinturas, promovendo a arte no município.

O vereador Fernando Henrique Oliveira teve requerimento aprovado solicitando o envio de ofício/pedido de providências ao representante da empresa TUA (Transporte Urbano Arapongas), considerando que nas últimas semanas foram recebidas diversas reclamações em relação à empresa, relatando que os ônibus não estão adaptados adequadamente para as pessoas com deficiências físicas, especialmente cadeirantes. O objetivo do requerimento, de acordo com o vereador, é fazer com que a empresa apresente as devidas providências com urgência (informando a esta Câmara de Vereadores por escrito as providências adotadas), pois, trata-se de um assunto de extrema necessidade dos cidadãos araponguenses.

Confira as fotos na nossa página no Facebook:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.717255625323222&type=1&l=cb4994efa6

Acompanhe as sessões ordinárias na Câmara Municipal, todas às segundas-feiras às 16h, Rua Hárpia, 389, Centro.

E também em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrhbRHYKbJe0U5VEwFyc4VA