Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA APROVA E INSTITUI O CIRCUITO PÉ VERMELHO E CICLOTURISMO

CÂMARA APROVA E INSTITUI O CIRCUITO PÉ VERMELHO E CICLOTURISMO

por Camara Municipal publicado 16/06/2021 17h52, última modificação 16/06/2021 17h52
CÂMARA APROVA E INSTITUI O CIRCUITO PÉ VERMELHO E CICLOTURISMO

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou por unanimidade Projeto de Lei apresentado pelo vereador Major Arduin, que tem por finalidade instituir o Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo, que percorrerá vias públicas e estradas rurais dentro do território do Município de Arapongas, sendo um importante instrumento resultante de uma ação coletiva, que constitui em uma aspiração a ser realizada pela comunidade de Londrina, Rolândia, Arapongas, Cambé, Ibiporã, Jataizinho e Tamarana como apoio da Sociedade Civil e Pública.
    Segundo informa Arduin, a ação será gerenciada pela Associação Mobilidade Ativa e Amigos do Circuito Pé Vermelho, que nasceu em 2020, a partir da ideia de ciclistas da região para instituir um circuito ciclístico na região norte do Paraná e o nome do circuito faz alusão à terra vermelha na região. “Nesse contexto, como forma de incentivar o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável e urbana, o Estado do Paraná, por meio da aprovação da Assembléia Legislativa, sancionou a Lei nº 18.780/2016, que institui a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta, incentivando a mesma como forma de mobilidade urbana sustentável visa priorizar os meios de transporte não motorizados e promover a melhoria do meio ambiente, trânsito e saúde”, observa o vereador.
    O Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo no seu âmbito geral integrará trechos, vias públicas e trilhas que cruzam alguns municípios da Região Metropolitana de Londrina: Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Tamarana. Em arapongas, o Circuito Pé Vermelho percorrerá aproximadamente 39 km, passando por cachoeiras, patrimônios históricos e gastronômicos. Desta forma, possibilitará a divulgação das riquezas do município, atraindo novas fontes de fomento, principalmente para os pequenos negócios inclusive na área rural.
   “Aliar o bem estar físico e mental com novas perspectivas de retomada de economia, a prática do ciclismo incentiva a cidadania pela experiência histórica e social de grupos de várias faixas etárias”, finaliza Arduin.