Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA ABRE AS PORTAS PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

CÂMARA ABRE AS PORTAS PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

por Camara Municipal publicado 02/09/2022 10h24, última modificação 02/09/2022 10h24
CÂMARA ABRE AS PORTAS PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

A Câmara Municipal de Arapongas recebeu, nesta quinta-feira (01), religiosos de denominações diferentes para celebrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco em agosto de 2015. Colaborar com o cuidado da Casa Comum frente às feridas do Planeta é uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus que norteiam a missão dos jesuítas pelos próximos dez anos. Também jesuíta, o Papa Francisco ainda recomendou que todos os anos a Igreja vivenciasse, de 1º de setembro a 4 de outubro, um período de reflexão e preces em prol do meio ambiente.
  O tema escolhido para este ano é “Escutar a Voz da Criação: A Sarça Ardente”. “O arbusto espinhoso no livro do Êxodo é o lugar do encontro de Deus com Moisés. No símbolo, parece como se o mundo estivesse a arder. Isto reflete a realidade da nossa terra. A criação de Deus está ardendo! Não é possível viver em harmonia com a criação, sem estar em paz com o Criador, fonte e origem de todas as coisas”, explica o padre João Ozório de Oliveira, vigário geral da Diocese de Apucarana.
 O evento realizado na Câmara chamou a atenção para o fato de que torna-se cada dia mais urgente responder aos desafios das alterações climáticas. “As pessoas podem começar com pequenas escolhas diariamente. Pensar no que é preciso fazer em nossas comunidades, famílias, locais de trabalho e instituições públicas para contra-atacar a queima de toda a vida no nosso planeta”, observou o vereador Rodrigo de Deus que, no evento, representou o Conselho de Pastores das Igrejas Evangélicas do Município de Arapongas.
  Para o presidente do Legislativo local, Rubens Franzin Manoel (Rubão), “importante dedicar um momento de oração em unidade com as denominações religiosas, que desejam que esta Casa Comum seja preservada de todos os males para a felicidade e harmonia de todos. A Câmara sempre estará de portas abertas para abordar, discutir e buscar soluções para o bem estar de todos”, disse.

PRESENÇAS VEREADORES:
Rubens Franzin Manoel, Rodrigo de Deus, Meire Farias, José Maria, Valdecir Pardini e Márcio Nickenig
PREFEITOS:
Sérgio Onofre (Arapongas)
Moisés Soares Ribeiro (Sabáudia)
MILITARES:
Tenente Matias (representando o comando da 7ª CIA Independente da Polícia Militar de Arapongas)
Sub Tenente Walace da Silva (representando o comando do Corpo de Bombeiros de Arapongas)
RELIGIOSOS:
Padre João Ozório de Oliveira – vigário geral da Diocese de Apucarana, pároco e reitor da Paróquia Santíssima Trindade e Santuário Divino Pai Eterno
Padre Oscar Rodrigues de Souza – decano do Decanato Centro Norte da Diocese de Apucarana e Pároco da Paróquia São Francisco de Assis
Padre Anderson Cândido Bento – secretário executivo da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana e vigário da Catedral Nossa Senhora de Lurdes de Apucarana