Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA ABRAÇA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

CÂMARA ABRAÇA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

por Camara Municipal publicado 03/11/2022 11h55, última modificação 03/11/2022 11h52
CÂMARA ABRAÇA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”

A Câmara Municipal de Arapongas abraça o movimento global do ‘Novembro Azul’, campanha que tem por objetivo chamar atenção pela conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata para a preservação da saúde e da vida do homem. A exemplo do evento Outubro Rosa, o objetivo do Novembro Azul é alertar, despertar e sensibilizar o público masculino com informações e conhecimento sobre a importância da realização dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais afeta os homens do Brasil e em todo o mundo que, se detectado precocemente, pode ter até 95% de chance de cura.
  Neste sentido, a Câmara de Arapongas também apoia esta causa em favor da saúde e da vida do homem. “Tanto no Outubro Rosa quanto o Novembro Azul são momentos importantes para chamar a atenção da população, especialmente da população masculina, para buscar os serviços de saúde e fazer os exames. É um momento oportuno para os homens pensarem mais em cuidado e prevenção", disse o presidente do legislativo, Rubens Franzin Manoel (Rubão).

Novembro Azul
  No Brasil, o Novembro Azul foi criado no ano de 2011 pelo pioneirismo do Instituto Lado a Lado pela Vida, através da campanha “Um Toque, Um Drible”, com uma abordagem centrada na questão da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha foi ampliada para chamar a atenção e promover uma mudança de paradigmas sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos. Em 2012, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. No país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
  O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, sob o nome de November, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Ele é difundido no mundo com o apoio de organizações não governamentais e membros da sociedade civil.

O que é a próstata?
  É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas. No estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. No estágio avançado, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com freqüência, presença de sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, se a doença se disseminou, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Prevenção
  A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é a prevenção e o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
  Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
  O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, exame de toque retal, exame de PSA (sangue) e, em alguns casos, com o auxílio de exames de imagem, como ressonância e ultrassonografia de próstata, além de biópsia guiada (retirada de um pequeno fragmento para análise patológica).