Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO

ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO

por Camara Municipal publicado 26/11/2024 13h31, última modificação 26/11/2024 13h31
ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO

  A Câmara Municipal de Arapongas aprovou nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária, projeto de lei de autoria da Vereadora Meiry Farias que insere no Calendário Oficial de Eventos do Município a Campanha: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica.
  De acordo com a vereadora, trata-se de uma medida essencial para mobilizar e conscientizar a população local sobre a importância de erradicar todas as formas de violência contra as mulheres. “A proposta deste projeto de lei visa alinhar o município de Arapongas às ações globais no combate à violência de gênero, que têm como marco os 16 dias de ativismo que acontecem anualmente de 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), enfatiza.
  Ainda segundo a vereadora, durante esse período, as ações visam promover uma reflexão sobre a violência doméstica e todas as suas formas, além de divulgar informações, fortalecer a rede de apoio às vítimas e engajar a sociedade em soluções concretas. A inclusão da campanha no calendário oficial proporcionará, segundo Meiry, uma visibilidade necessária para que as ações de conscientização e mobilização ganhem força e impacto, gerando um ambiente de discussão e reflexão coletiva sobre o enfrentamento da violência doméstica em nosso município.
  Além disso, ela finaliza, será uma oportunidade de integrar diversas instituições e setores da sociedade, como escolas, órgãos públicos, ONGs e a sociedade civil, na promoção de uma cultura de paz, respeito e igualdade de gênero.

DIA DO TURISMO CATÓLICO - Ainda durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores também aprovaram o “Dia do Turismo Católico”. O autor do projeto, vereador Zé Maria, enfatiza que o mesmo busca valorizar o patrimônio cultural e espiritual de Arapongas, estimulando o turismo religioso e integrando o calendário oficial de eventos do município.
 A celebração do evento no Domingo de Ramos visa reunir turistas e a comunidade local, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. O incentivo ao turismo católico representa uma oportunidade de fortalecimento dos valores locais e da economia municipal.

TÍTULOS – Também durante a última sessão, foram aprovadas as concessões de títulos de Cidadão Honorário ao delegado de polícia local, Dr. Mauricio de Oliveira Camargo; e de cidadania benemérita à desembargadora Lídia Maejima. Concessões propostas pela vereadora Marilsa Vendrametto.